terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Dicas para a maquiagem durar mais (especialmente nos dias de calor)


Oi gurias, tudo bem?!
O que tem sido esse calorão nas últimas semanas hein??? 
Especialmente aqui no Sul, estamos derretendo. Muito abafado, sensação térmica de mais de 40 graus. Haja ar condicionado e maquiagem a prova de suor...heheh 



Por isso, vim aqui dar algumas dicas muito simples, que podemos aplicar no dia a dia para minimizar essa sensação de "derretimento" e garantir um pouco de dignidade na maquiagem nossa de cada dia, mesmo com essas temperaturas tão altas.

Em primeiro lugar, vamos começar com a preparação da pele, eu sempre digo que a preparação ideal vai refletir alguns cuidados que vem de muito antes, e que devem ser diários, ou seja, os cuidados de limpeza e higienização corretos (como o uso de demaquilantes específicos, esfoliação, sabonete facial e hidratantes faciais para cada tipo de pele). Seguindo esses cuidados básicos, fica muito mais fácil preparar uma pele que já está bem tratada.

Então vamos lá, apelamos para um velho truque, mas que realmente funciona, o GELO! 



Sim, acessível a todos, usar umas pedrinhas de gelo e aplicar no rosto, vai ajudar a fechar os poros, assim como também funciona usar um saquinho de água gelada, ou até mesmo aquelas esferas de vidro usadas por esteticistas (que são guardadas na geladeira e depois aplicadas na face). 


O que importa aqui é o efeito vasoconstrictor que o frio gera, fazendo com que os poros fechem um pouco e assim a maquiagem tenha maior durabilidade. Mas claro, é preciso ter cuidado para não queimar a pele com a temperatura tão baixa, por isso, no caso do gelo é recomendável envolvê-lo em uma toalhinha ou paninho antes da aplicação. 

Eu pessoalmente tenho uma certa preguiça de usar essa técnica, mas gosto de usar um truque semelhante, que é guardar minha água termal na geladeira e aplicar generosamente no rosto bem geladinha antes da make, uma delicia!


Águas termais que uso

Um passo importantíssimo na preparação da pele, é o Primer. E como estamos falando de calor e durabilidade, ele é indispensável. Visto que, o propósito dele é justamente servir como fixador de maquiagem, matificando a pele e ainda com o "plus" de preencher linhas finas. 

A boa notícia é que existem cada vez mais opções de preços e marcas variadas no mercado, basta escolher uma e aplicar no rosto todo, ou apenas na zona T, como preferir. Esperar um pouquinho para a pele absorver o produto (uns dois minutinhos) e pronto. 


Alguns primers que eu estou usando no momento

Eu tenho usado um primer da MAC que tem FPS 50, e estou adorando, realmente a durabilidade da maquiagem com ele é incrível, sem falar que fico mais aliviada por ele ter esse fator de proteção bem alto.

Depois do primer vamos para a base, no verão, assim como em toda a época do ano, você deve procurar uma base ideal para o seu tipo de pele, isso é o mais importante. Quem tem a pele oleosa, e quem tem pele seca devem usar bases específicas para sua necessidade. 

A aplicação da base deve ser de maneira mais suave, pois quanto mais pesada for a camada e mais produto a pele tiver, mais chance de escorrer durante o dia. 



Sei que muita gente realmente não consegue nem pensar em usar base num calor tão forte como o que vem fazendo nos últimos dias, então, sugiro usar um primer e por cima um pó para dar uma secadinha (é o que eu tenho feito ultimamente). Temos opções de pós soltos translúcidos, que são mais leves e podem ser tranquilamente reaplicados durante o dia, e também os compactos que tem efeito base, com uma cobertura um pouco maior. A escolha vai variar de acordo com o gosto e efeito que a pessoa deseja obter.


Tenho usado o pó translúcido da Tracta e da Isabela Capeto para Panvel

Existem ainda, os BBcreams, que são produtos mais leves do que a base, dão certa cobertura na pele e ainda oferecem fator de proteção solar. Nesse caso, ele entra no lugar do primer e basta finalizar com um pózinho por cima para garantir uma pele mais sequinha.

Ainda como opção, existem os filtros solares com cor, que dão efeito de base e protegem a pele contra os raios UV, nesse caso também, basta finalizar aplicando um pó facial.


Eu uso esses da Heliocare com FPS 50


Para a área dos olhos, o ideal é usar sombras soltas ou compactas. Evitando se possível, os produtos mais cremosos nesses dias de calor mais intenso, prevenindo assim, que eventualmente o produto escorra com o suor. 

E para os cílios, a máscara a prova dágua também é uma boa pedida para esses dias. Se você não gosta de usar ela sozinha (pela dificuldade que é tirar depois), basta aplicar máscara normal e depois como última camada aplicar a prova dágua. Segura bem e é fácil de remover com demaquilante. 

Nos lábios o ideal é evitar os batons muito líquidos e gloss, pelo mesmo motivo mencionado anteriormente, ou seja, mais fácil de borrar e derreter com o suor.

E pra finalizar, spray fixador de maquiagem, pois toda a ajuda é bem vinda...rsrs




Bom, é isso... Bora lá aproveitar o que resta do verão. :D
Beijos e até mais...



Nenhum comentário:

Postar um comentário